AVALIAÇÃO POSTURAL E VO2 MÁX
- Helder Tavares
- 9 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
A avaliaçã
o postural é uma das metodologias de avaliação que apresentam grande relação com as possibilidades psicomotoras dos indivíduos, bem como sua possibilidade de execução de exercícios físicos (GILMAN, 2018). Pode-se conceituar a postura como o equilíbrio músculo esquelético (estático ou dinâmico) que protege o corpo e seus segmentos, contra uma sobrecarga mecânica imposta pelo peso do próprio corpo ou de seus segmentos, bem como contra cargas externas, normalmente seguindo uma regra de alinhamento, desses segmentos, dita regra do mínimo torque possível (HUETER-BECKER & DOELKEN, 2015). Essa definição é importante pois demonstra a relação da postura com a função neuromuscular (BRONSTEIN, BRANDT, WOOLLACOTT, & NUTT, 2004).
A avaliação postural pode ser realizada em uma abordagem estática ou dinâmica conforme o objetivo da avaliação. Em geral a abordagem estática tenta verificar desequilíbrios musculoesqueléticos que possam advir de patologias ortopédicas e/ou neurais, bem como de vícios de comportamento e alinham
ento postural (BRONSTEIN, BRANDT, WOOLLACOTT, & NUTT, 2004). Numa abordagem dinâmica, a postura de um dado momento do movimento corporal, pretende verificar o correto sequenciamento de ativação/desativação neuromuscular na execução desse movimento (WINTERS & CRAGO, 2000), demonstrando, dessa forma, a proficiência psicomotora do seu executante.
Devida a necessidade de que o indivíduo exponha o máximo possível do corpo, como um todo, e dos segmentos corporais, a avaliação postural deve ocorrer em um ambiente reservado (clínico ou institucional) onde se possuam equipamentos que permitam a devida observação e/ou mensuração das relações espaciais do corpo e dos seus segmentos (JOHNSON, 2012), como em uma sala de avaliação (figura 1).

O equipamento para a avaliação postural está diretamente relacionado à técnica utilizada (SOBERG, 2008), pode ser utilizar listas de checagem (CHEKLIST) na verificação da relação espacial dos pontos de reparo, lista essa podendo ser de papel ou digital (figura 2).

Para continuar a leitura baixe o arquivo em pdf na área de dowload´s. Abraços e bons estudos.
Conteúdo foda demais professor