Agachamento de frente (front squat).
- Helder Tavares
- 14 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Num primeiro momento esse exercício parece ser a simples mudança da barra, do apoio trapezoidal para um apoio anterior a cabeça sobre os deltoides. Porém essa modificação promove uma mudança no posicionamento do tronco, pois faz com que o executante tenha que manter o tronco o mais retificado possível (figura 21), ele na verdade é uma das fases do arremesso (clean-and-jerk) do levantamento olímpico.

Posição inicial do agachamento de frente.
O indivíduo se posiciona de frente ao Rack, com a barra na altura do terço superior do peitoral, retira a barra apoiando-a sobre os deltoides anteriores, realizando uma pegada um pouco mais aberta do que o apoio dos ombros (figura 22a), pessoas com menos flexibilidade podem realizar a pegada cruzada (figura 22b).

Posicionamento intermediário.
Realize a descensão flexionando os joelhos e projetando o quadril para trás, porém agora tendo um maior cuidado para manter a coluna o mais ereta possível (figura 23).

Posicionamento final.
A posição final é assumida após a ascensão do corpo.
Progressão completa.
A diferença entre o agachamento de frente com o agachamento padrão, é que, agora se tem uma maior ação isométrica dos extensores da coluna como um todo: iliocostais lombares; iliocostais torácicos; longíssimo do tórax; espinhais torácicos; semiespinhais; multifidos; interespinhais e intertransversais [if supportFields]><span style='mso-element: field-begin'></span><span style='mso-spacerun:yes'> </span>CITATION ESC74 \l 1046 <span style='mso-element:field-separator'></span><[if supportFields]><span style='mso-element:field-end'></span><![endif].

Comments